quarta-feira, 27 de julho de 2016

Web 2.0 e Redes sociais como ferramentas complementares nos ambientes virtuais de aprendizagem.

Olá, 

Pensar Web 2.0 e Redes sociais na educação ainda é um grande desafio, seja na infraestrutura tecnológica, mas principalmente escolas e universidades carecem de uma proposta pedagógica inovadora que ilumine as práticas docentes.

 https://caldeiraodeideias.wordpress.com/2012/11/02/sites-de-redes-sociais-na-educacao/

Pensar sobre o uso de Sites de Redes Sociais na educação  ainda carece de grandes desafios.
Muito interessante o vídeo sobre Redes Sociais do Professor João Mattar em https://www.youtube.com/watch?v=6ZqoxzkjQlw e de certa forma vai ao encontro do que comentei no fórum 04 – que que são as pessoas com suas imaginações criadoras que poderão pensar ideias diferentes para fazer coisas diferentes utilizando blogs (blogs cooperativos, blogs entre alunos, blogs professor-aluno, blog da turma, blog da disciplina.


E assim diferentes aplicações a depender da proposta pedagógica e da imaginação criadora do professor; facebook na educação; twitter na educação, youtube na educação.), ou seja, tudo dependa da imaginação para se pensar uma questão importante: a motivação do aluno para o aprendizado.

E essas ferramentas da Web 2.0 poderão poderão oportunizar o encorajamento e a imaginação criadora de alunos e professores na produção de conteúdos e compartilhar informações em rede.

E reverberando-se no pensamento de Vera Meneses (texto Web 2.0) na EAD), o aprendiz motivado quando encontra oportunidades mais desafiadoras, acaba passando mais tempo envolvido com a experiência de aprender. E novamente voltamos para a questão sobre “salivar o o conhecimento”.

E falando de pessoas, as ferramentas da Web criam oportunidades para se pensar e fazer coisas diferentes e o interessante do vídeo é ampliação do conceito de redes sociais para além das plataformas e dos softwares (facebook, linkedin, etc), que são as pessoas.

As redes sociais são as interações entre pessoas e os resultados que interações produz e envolve uma diversidade de ferramentas da Web 2,0 como blogs, wiki, youtube.

E todas essa plataformas que permitem interações humanas são redes sociais

E em uma compreensão ainda mais ampla, tudo que permite relações humanas e interações são redes sociais, sejam virtuais ou não.

E rede social é qualquer plataforma virtual em que se pode ocorrer interações, ligações entre as pessoas. E nesse sentido, a Web 2,0 como conceito de acesso nasce principal de autoria e produção de conhecimento colaborativo., ou seja, ferramentas que permitem a interação e a aprendizagem colaborativa e e cooperativa em rede entre alunos e professores.

Uma importante definição sobre redes sociais está RECUERO, 2009, p. 103) quando afirma que embora os sites de redes sociais atuem como suporte para as interações que constituirão redes, eles não será por si, redes sociais. Eles podem apresentá-las, auxiliar a percebê-las, mas é importante salientá-las que são em si, apenas sistemas. São os atores sociais, que utilizam essas redes, que constituem essas redes.

E concordando com algumas ideias do texto sobre Web 2.0 na EAD do, acredito por demais que as ferramentas da Web 2.0 são e devem ser complementos das ferramentas dos ambientes de aprendizagem para o processo de construção de conhecimento colaborativo ou expressão desses conhecimentos em produção de hipermídia, hipertextos, vídeos, imagens.

Para Graells (2007) a web 2.0 permite compartilhar, interagir e proporciona ambientes para o desenvolvimento de redes de escolas e professores, onde se faz reflexões sobre temas emergentes na educação, elaborando e compartilhando recursos educacionais.

E isso pressupõe antes de qualquer coisa, mudanças de concepção de educação, teorias pedagógicas centradas no professor para teorias mais ativas, participativas, colaborativas centradas nos alunos como como Pedagogia 2.0 (McLOUGHLIN; LEE, 2011), e learning 2.0 (DOWNERS, 2005) e Universidade 2.0 (BARNES; TYNAN, 2007).

E também Professor 2.0 com competências e habilidades para integrar antigas tecnologias (livros) com novas tecnologias para produzir e utilizar com os seus podcast, vídeos no youtube como expressão do aprendizado em construção de conhecimento colaborativo e processo de interação social de aprendizagem.

Portanto, se a web passa a ser entendida como plataforma, as redes sociais têm como característica principal o envolvimento das pessoas em redes, suas interações, relações na publicação de informações e conteúdos em formatos diversos, onde usuários são autores e co-autores. E isso por uma mudança de cultura, de mentes, de ideias e principalmente uma proposta pedagógica 2.0.

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